Produtos



Responsabilidade Social




Termo de Compromisso em SMS – Segurança, Meio-Ambiente e Saúde

Declaramos que a empresa atende a todos os requisitos de Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, constantes da Constituição Federal, Leis, Decretos, Portarias entre as quais a 3214/78 do Ministério do Trabalho (NRs), Instruções Normativas e Resoluções no âmbito federal, estadual e municipal.

Termo de Responsabilidade Social

Declaramos que a empresa atende aos principais elementos apresentados a seguir:

1. Trabalho Infantil

A empresa não deve se envolver ou apoiar a utilização do trabalho infantil (menores de 14 anos). Caso a empresa utilize trabalhadores jovens (pessoas com idade entre 14 e 18 anos), as horas combinadas de transporte, período escolar e horário de trabalho, não devem exceder a10 horas por dia, bem como não devem estar expostos a situações que sejam perigosas, inseguras ou insalubres.

2. Trabalho Forçado

A empresa não deve envolver-se e nem apoiar a utilização de trabalho forçado. Os trabalhadores não podem ter seus documentos retidos ou serem obrigados a fazer depósitos como condição para serem admitidos.

3. Saúde e Segurança

A empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, que inclua acesso à água potável, banheiros limpos, equipamentos de segurança individuais e coletivos necessários e treinamento para o seu uso, tomando medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde.

4. Liberdade de Associação e o Direto à Negociação Coletiva

A empresa deve respeitar o direito de todos os funcionários de formar ou associar-se a sindicatos, bem como negociar coletivamente, assegurando que não haja represálias.

5. Discriminação

A empresa deve coibir qualquer atitude de discriminação por raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação sindical ou política. A empresa não deve permitir comportamento sexualmente coercitivo, ameaçador, abusivo ou explorativo.

6. Práticas Disciplinares

A empresa deve coibir a utilização de punição corporal, coerção psicológica, física ou abuso verbal em relação aos trabalhadores.

7. Expediente de Trabalho

A empresa não deve exigir que os trabalhadores tenham jornada de trabalho rotineiramente superior a 44 horas por semana com, no mínimo, um dia de descanso nesse período e um máximo de 12 horas extras semanais, remuneradas. Deve cumprir a legislação e normas de seu ramo de atividade.

8. Remuneração

A empresa deve assegurar que os salários pagos satisfaçam os padrões mínimos locais, devendo sempre ser suficientes para atender às necessidades básicas dos trabalhadores e permitir alguma renda extra e que sejam pagos de maneira conveniente aos trabalhadores.

9. Ouvidoria

A empresa deve possuir um canal de comunicação para receber, encaminhar e responder às manifestações dos seus empregados, bem como, assegurar que não haja represália para qualquer tipo de manifestação recebida. De acordo com esse compromisso empresarial, a empresa acredita e está em conformidade com todos os elementos acima.

Política Ambiental

A empresa tem como uma de suas prioridades, equilibrar a proteção ambiental e a prevenção da poluição com as suas atividades, pois considera em sua missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Para o atendimento desse objetivo, a empresa busca incentivar uma postura responsável com as questões ambientais de suas atividades, envolvendo empregados, fornecedores e prestadores de serviços, buscando atender aos seguintes princípios:

a) Praticar a gestão ambiental como um processo dinâmico, evolutivo e de realimentação permanente;

b) Verificar regularmente o cumprimento de todos os elementos de Gestão Ambiental para garantir sua adequação;

c) Manter um compromisso com o cumprimento da legislação e demais normas ambientais aplicáveis as suas atividades, assim como os outros requerimentos aos quais a empresa se subscreveu;

d) Atuar de forma preventiva em relação à poluição ambiental;

e) Preservar os recursos naturais, evitando desperdício de materiais. Buscar a adequação de nossas técnicas de produção e utilização de insumos, evitando criteriosamente a geração de resíduos prejudiciais ao meio ambiente;

f) Incentivar a adoção desses princípios pelos fornecedores, prestadores de serviços e parceiros;

g) Divulgar essa política através da educação e treinamento dos colaboradores, incentivando-os à conduta de suas atividades de maneira responsável em relação ao meio ambiente;

h) Rever esta política periodicamente.

Para garantir os objetivos ambientais, pretende-se que a Política Ambiental estimule a empresa a considerar a implementação das melhores técnicas disponíveis.

Política SSO – Saúde e Segurança Ocupacional

A empresa mantém profissionais habilitados para implementar, divulgar, manter e promover a saúde e segurança ocupacional. A identificação dos perigos e riscos no desenvolvimento das atividades é realizada pela equipe de Segurança do Trabalho, que adota procedimentos em atendimento à legislação NR 18 e demais exigências estipuladas nas especificações técnicas e demais exigências do cliente. As metas de segurança e riscos são sempre estabelecidas em seu valor máximo, ou seja, zero risco e zero acidente. E toda a documentação exigida em legislação ou norma específica e nas especificações técnicas do cliente são cumpridas com supervisão da diretoria. A estrutura e responsabilidade do SGSSO são estabelecidas em atendimento a legislação, e monitorada pela diretoria em função da legislação e especificações e exigências do cliente.