Produtos



Engenharia de Infraestrutura

Na área da infraestrutura, a Almeida Sapata é especializada na elaboração de projetos geotécnicos e estruturais e execução de obras de contenções de taludes, margens de córregos, execução de muros de arrimo, notadamente em locais classificados como áreas de risco e de difícil acesso, pavimentação, drenagem e obras de artes especiais. Geralmente, a ocupação desordenada é a causa principal dos deslizamentos de terra. Nem sempre há solução técnica viável para ocupação segura em determinadas áreas. Ainda assim, em alguns casos de encostas urbanas densamente ocupadas, exige um plano eficiente de correção com contenção para se evitar tragédias anunciadas. Na decisão por uma ou outra técnica construtiva, o tipo de solo, as condições climáticas, as habitações no local e uma série de outras variáveis são determinantes. Por isso, nem sempre uma solução empregada em um local funciona para outra região, ainda que, superficialmente, ambas tenham as mesmas características. Muitas vezes, diversas soluções são utilizadas em paralelo. Contenções de encostas costumam valer-se de soluções compostas, como por exemplo, aplicações combinadas de cortina atirantada, solo grampeado e muro de flexão em concreto armado. A Almeida Sapata, tem desenvolvido metodologias e processos executivos próprios, para atendimento desse tipo de obras especiais, mantendo para tanto equipe de técnica de engenharia geotécnica e estrutural com larga experiência nessa área.



Engenharia de Manutenção e Reforma

As dificuldades de se manter um edifício após a sua construção, incluindo fatores construtivos que dificultem seu uso e operação, muitas vezes não são levadas em conta durante a fase de projeto. Como resultado, os custos e a dificuldade para manter o edifício aumentam, seu ciclo de vida diminui e muitas vezes partes dos edifícios deterioram-se, antes do tempo por dificuldade de execução de procedimentos ou a falta de manutenção preditiva, preventiva ou corretiva. Durante o ciclo de vida do edifício a fase de maior duração é a de uso e operação, quando necessariamente ocorrem diversas intervenções de manutenção e até mesmo de readequação comumente chamada de reforma. Nesse contexto a qualidade é significativamente influenciada pelos custos de operação e pelo grau de facilidade ou dificuldade de manutenção do edifício. A Manutenção, Adaptação e Restauração de edificações estão afeta às obras de recuperação estrutural e arquitetônica, ao reforço de estruturas, às reformas e às obras de manutenção propriamente ditas. Para realiza-las a Almeida Sapata se cerca de sistemas construtivos muito específicos, que diferem daqueles empregados na execução de obras novas. A Almeida Sapata, vem atuando nessa área de foram diferenciada, mantendo equipe técnica especializada nos diversos seguimentos da engenharia da construção civil, elétrica e mecânica, atendendo preditiva, preventiva e corretivamente a necessidade dos seus clientes, quer seja, devolvendo as características originais das construções ou na modernização, adaptação ou ampliação destas, com critérios tecnicamente adequados e com qualidade.



Engenharia de Construção Civil

A premissa básica da Almeida Sapata é o uso do conhecimento e da experiência em construção no planejamento, projeto, contratação e trabalho no canteiro, para atingir os objetivos globais do empreendimento. De um modo geral é transformar os desafios em realizações de empreendimentos, sejam eles de natureza pública ou privada, destacando-se as obras de grande porte como a do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, entregue à Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo, o Campus da Baixada Santista da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo e o conjunto habitacional The Way, com 240 casas na cidade de Cotia – SP, entre outras obras de empreendimentos habitacionais verticais, sempre primando pela qualidade, cumprimento dos prazos e atendendo ás necessidades dos seus clientes durante a fase de execução quanto ás adequações de projetos, muitas vezes de natureza complexas. A Almeida Sapata esta Certificada pela Fundação Vanzolini, instituição criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP - Universidade de São Paulo, no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-h, Nível A.



Projetos Especiais

A Almeida Sapata, acompanhando as preocupações da sociedade com sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades, se especializou em projetos e obras de recuperação de áreas degradadas, transformando-as em praças e parques, para uso comunitário com soluções para os públicos infantis, jovens e de melhor idade, atendendo seus clientes na oferta de áreas de lazer e cultura, principalmente, junto às áreas de maior população. Aplicando o seu conhecimento e experiência técnica para soluções, como pistas de caminhadas, quadras poliesportivas, rampas de skate, parquinhos com brinquedos infantis, áreas para descanso e prática de damas, xadrez e outros, que sejam arquitetonicamente integrados, porém, visando a recuperação do meio ambiente com a manutenção ou reimplantação de vegetação e arborização e, com isso, o regresso de todo o ecossistema próprio desses ambientes como pássaros e pequenos animais e, principalmente, integrando-as com a vizinhança, propiciando resultados positivos, tanto em segurança quanto em sentido de propriedade coletiva da comunidade.